Mecânicas de Dragons of Tarkir

Mecânicas de Dragons

Bom dia galera, tudo bem? A chegada de Dragons of Tarkir traz algumas novas mecânicas e neste post explicaremos um pouco mais sobre elas. Caso fiquem dúvidas basta perguntar nos comentários 😉

Bolster / Revigorar

Esta habilidade retorna em Dragons assim como era em Fate Reforged. Nenhuma mudança foi feita. Basicamente quando as habilidades/efeitos que dizem “Bolster N” resolvem eles significam: “Escolha uma criatura dentre as criaturas que você controla com a menor resistência e coloque N marcadores +1/+1 nela”.

Reparem que Bolster não dá alvos, então a escolha sobre qual criatura receberá os marcadores é feita no momento em que a habilidade/efeito está resolvendo e seus oponentes não podem responder até que a criatura já tenha recebido os marcadores. Ou a resposta vem antes do efeito como um todo ou depois.

Rebound / Rebote

Rebound é uma mecânica que está de volta em Dragons, que apareceu incialmente em Rise of Eldrazi (será que isso significa algo?). Ela aparece em Mágicas Instantâneas e/ou Feitiços.

Basicamente Rebound significa que na sua próxima manutenção você poderá conjurar aquela mágica sem pagar seu custo de mana.

O que acontece é que quando uma mágica com Rebound resolve (ela precisa resolver para o Rebound funcionar) ao invés de ir para o cemitério ela é exilada e então uma Habilidade Desencadeada Retardada é criada. Esta Habilidade Desencadeada vai desencadear no início da sua próxima manutenção e somente quando esta habilidade resolver você decidirá se conjurará ou não a mágica.

Conjurar uma mágica pela sua habilidade de Rebound segue todos os passos para conjurar mágicas: anunciar, mover do exílio para a pilha, determinar alvos, distribuir dano/marcadores, determinar custos adicionais caso existam, etc. Ela pode ser anulada normalmente. Após ela resolver ela é colocada no cemitério do seu dono.

Exploit / Explorar

Esta habilidade desencadeia quando criaturas com Exploit entram no campo de batalha. O que acontece é: ao entrar no campo de batalha uma habilidade de Exploit é colocada na pilha. Quando esta habilidade resolve você pode escolher sacrificar uma criatura para ela. Se você o fizer será considerado que uma criatura foi explorada.

Uma segunda habilidade desencadeada nestas criaturas observa quando uma criatura foi explorada e então esta segunda habilidade vai para a pilha e eventualmente resolve com algum efeito.

Vale lembrar que a segunda habilidade, aquela que verifica se uma criatura foi exploradanão desencadeará caso a criatura tenha sido sacrificada por outra razão – só importa se ela for sacrificada para a habilidade de Exploit.

Um segundo ponto importante é que a habilidade de sacrificar não dá alvos, sendo assim seus oponentes só precisam ficar sabendo se você vai fazer o Exploit e qual criatura será explorada no momento em que a habilidade resolve e eles não poderão fazer mais nada nesse momento.

Dash / Investida

Esta habilidade lançada em Fate está de volta em Dragos. Basicamente Dash é um conjunto de três habilidades.

  1. A primeira delas permite que você conjure uma criatura com Dash pagando um custo alternativo ao invés do seu custo de mana.
  2. A segunda diz que se você conjurou aquela criatura pelo seu custo de Dash então uma Habilidade Desencadeada Retardada é criada que faz com que você tenha que retornar a criatura para a mão do seu dono no início de sua próxima Etapa Final. 
  3. E a terceira é uma habilidade que funciona no Campo de Batalha que diz que se o custo de Dash foi pago a criatura tem Ímpeto.

Nenhuma mudança de Fate para cá no que diz respeito a esta habilidade. Alguns pontos importantes são: Conjurar uma criatura pagando seu custo de Dash usa a pilha normalmente e a mágica pode ser anulada. O Custo de Mana Convertido de uma mágica conjurada pelo custo de Dash ainda é a soma dos custos no canto superior direito da carta. Os custos de Dash podem ser iguais, menores ou maiores que o custo de mana.

Formidable / Formidável
Esta é uma palavra chave de habilidade. Cada habilidade Formidable é diferente das outras, então precisamos estar bem atentos aos seus efeitos. Todas, no entanto, verificam se você controla criaturas cujo poder total seja igual ou maior que 8.

Para calcular o poder total de suas criaturas você simplesmente soma o poder de todas as criaturas que você controla, mesmo que o poder de alguma delas seja 0 ou menor (talvez por ter recebido um Bile Blight uma delas fique -1/1 ou -2/2).

Imagine que você controle três criaturas, sendo: 0/3, 5/5 e 4/4. O poder total das suas criaturas é 0 + 5 + 4 = 9. Se no entanto uma de suas criaturas receber -2/-2 ou -3/-3 a conta ficaria: 0 + 2 + 4 = 6.

Como as habilidades Formidable podem ser diferentes algumas delas podem vir com uma cláusula de verificação. Isso geralmente vem escrito da seguinte forma “se você controla”. Nestes casos o poder total é verificado no momento em que a habilidade desencadearia e também na resolução. Se em algum destes momentos o poder total não for 8 ou maior a habilidade pode não desencadear ou então não fazer nada na resolução.

Habilidades Formidable podem ser habilidades ativadas. Neste caso você só precisa de poder 8 ou maior para ativar. Após isso mesmo que o poder total diminua a habilidade resolverá normalmente.

Megamorph / Megamorfose
Esta habilidade segue exatamente as mesmas regra de Morph. A única diferença é que criaturas com Megamorph, quando são viradas para cima através da habilidade de Megamorph recebem marcadores +1/+1.

Importante: Megamorph, assim como Morph, não usa a pilha. É uma habilidade especial e não pode ser respondido. Se você escolheu pagar o custo de Megamorph sua criatura terá a face voltada para cima já com uma marcador +1/+1. Não existirá nenhum momento entre ela estar morfadadesmorfada em que ela não terá o marcador. Não dá para responder a colocação do marcador.

Resumo
As novas mecânicas são bastante simples, mas algumas delas podem causar confusão, principalmente Formidable que tenham cláusulas de intervenção “se”. Lembre-se sempre que nestes casos o poder total precisa ser 8 ou maior tanto para que a habildiade desencadeie quando para ela resolver.

Dúvidas e sugestões basta comentar 😀

O artigo original pode ser lido no site da Wizards: http://magic.wizards.com/en/articles/archive/feature/mechanics-dragons-tarkir-2015-03-02

FONTE: Pergunte ao Juiz (PT)